Assine Uma Árvore

03:21:00 Grupo Escoteiro Padre Olímpio 5 Comments

Para conquistar o distintivo Escoteiro da Pátria, distintivo de mais alto grau do ramo Sênior, o sênior/guia precisa fazer um projeto relacionado a um dos 8 objetivos do Milênio. Então a guia Patrícia está começando o seu projeto: Assine Uma Árvore.

Os objetivos do projeto são plantar árvores em áreas da cidade e também em escolas, contando com a ajuda dos próprios alunos, para que seja desenvolvida um pouco da consciência ambiental e a importância da sustentabilidade em nossa vida. Mas para ser plantada, cada árvore necessitará do apoio de 30 pessoas, ou seja, de 30 assinaturas. Com isso, além de prestarmos solidariedade ao nosso ambiente, desenvolvemos na população itabirana a consciência de que juntos podemos conquistar bons objetivos, já que as árvores serão plantadas somente se houver a assinatura dos mesmos.

A previsão da duração do projeto é até março de 2012, e as assinaturas serão recolhidas até fevereiro nas ruas da cidade.

Um agradecimento especial a Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento, ao SAEE, ao site DeFato Online e Vitrine Itabira, ao supermercado Bretas, a empresa Fermag, ao 26º BPM, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, ao Sindicato Metabase, a Itaurb e a Caixa Econômica Federal pelo apoio ao projeto.
- Projeto Assine uma Árvore já começou o plantio de mudas em Itabira

Reportagem no site FCCDA:
- Fundação Cultural apoia projeto idealizado por escoteira de Itabira - “Assine uma Árvore"


Reportagem no site UEB-MG:
- Assine uma Árvore

Reportagem do jornal Diário de Itabira do dia 30/01/2012
Clique para ampliar.











 
1º dia - 06/12/11
Foram recolhidas 230 assinaturas na Escola Estadual "Professora Palmira Morais".
 
2º dia - 09/12/11
Passei a tarde na Av. João Pinheiro recolhendo assinaturas.
3º dia - 13/12/11
Fui a vários lugares na Av. Carlos Drummond de Andrade e cheguei a marca de 701 assinaturas! Primeiramente passei pelo SAAE e consegui algumas assinaturas de alguns dos nossos patrocinadores.
Depois fui a Câmara Municipal de Itabira, conseguindo assinaturas de funcionários e também passei pelo SAMU de Itabira, onde foram muito simpáticos comigo.
Na Prefeitura Municipal de Itabira também consegui várias assinaturas.
Não posso esquecer do Welber Silva, do site Vitrine Itabira, nosso apoiador, que fez questão de aparecer na Av. João Pinheiro para deixar sua assinatura.

4º dia - 17/12/2011
Na reunião escoteira contei com a colaboração dos meus colegas. Até a filha da chefe, Ana Eliza, de 5 anos, colaborou com sua assinatura. À noite também passei pela Praça Acrísio, pois lá haveria um evento, mas que foi cancelado de última hora por causa da chuva. Mesmo assim consegui algumas assinaturas.
 

5º dia - 22/12/2011
Na praça Acrísio Alvarenga houve apresentações natalinas. Estive lá e cheguei a marca de 835 assinaturas!
Foto típica de quando você esquece de tirar foto no local ;P

















































 6º dia - 02/01/2012
Depois de ver a reportagem sobre o projeto no site DeFato Online, a funcionária Jane Raquel, da Fermag, me convidou para ir ao local do seu trabalho e recolher assinaturas dos funcionários da empresa. Obrigada pela colaboração, Jane!

 7º dia - 06/01/2012
Fui ao supermercado Bretas e recolhi assinaturas dos funcionários e alguns clientes. Um agradecimento muito especial ao gerente do supermercado, Waldenis, que foi muito simpático ao me receber e ainda deixou o convite para voltar outras vezes.

8º dia - 07/01/2012
Foram apenas duas assinaturas, mas umas das mais especiais. As minhas amigas Juliana Nascimento e Priscila Toller quiseram colaborar, apesar de morarem em Pernambuco. Então nada que um scanner ou um Paint não resolvam. Obrigada pela ajuda de vocês, Juh e Pri ♥

9º dia - 10/01/2012
Hoje fui ao 26º BPM. Agradeço a todos pela colaboração e atenção. Na foto, Tenente Afonso.

10º dia - 17/01/2012
Fui a FCCDA e além de conseguir assinaturas dos funcionários, consegui das pessoas que passam em frente a fundação. Agradeço de verdade pela simpátia das pessoas da fundação, que foram ótimas comigo.
João Carlos, Vanilza, Greice, Samuel e Nilza.

A TV Cultura de Itabira também gravou uma reportagem sobre o projeto. Agradeço muito pelo apoio de vocês ♥
Veja o vídeo da reportagem:
 
11º dia - 18/01/2012
Fui ao Sindicato Metabase e a Vanessa, secretária da presidência, me acompanhou para pegar as assinaturas, além de ficar com algumas folhas para conseguir para mim. Muito obrigada ♥

Também fui ao Grupo DeFato, que vem me apoiando desde o início, onde eles também colaboram com suas respectivas assinaturas. Agradeço por toda atenção, simpátia e boa vontade.
 Por fim fui a TV Cultura de Itabira, onde consegui mais algumas assinaturas.
Rafael Oliver.
12º dia - 24/01/2012
Fui a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (nossos apoiadores ♥), onde consegui a assinaturas das pessoas de lá e também de outras pessoas da Tv Cultura.
Gilmar, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
13º dia - 26/01/2012
Fui ao escritório da Itaurb, onde consegui assinaturas de algumas pessoas. Agradeço a linda Maria de Lourdes pela atenção e simpátia!

"14º dia" - 04 e 05/02/2012
Os chefes que participaram do EDEDI 2012 colaboraram com suas assinaturas, e até fizeram uma esquete sobre o projeto. Muito amor, né?! ♥


15º dia - 07/02/2012
O Gabriel Ribeiro, que mesmo sem me conhecer, levou para casa duas folhas de assinaturas e me entregou completas! Bravo, bravíssimo! Obrigada de verdade ♥
16º dia - 17/02/2012
A pioneira Mariane Andrezza me levou ao seu local de trabalho, a Caixa Econômica Federal, onde pude contar com a assinatura das pessoas de lá.
17º dia - 09/03/2012
A guia Poliane Maria colaborou com o projeto, levando algumas folhas para sua escola. Obrigada Poly!

Em Março finalizei o recolhimento de assinaturas, onde foi conquistado 1656 nomes! Isso é equivale a 55 árvores, que serão distribuídas em alguns pontos da cidade. Mas tudo isso foi conquistado graças a cada pessoa que contribuiu com seu nome para esse feito.

25/04/2012
Foi plantado no Pico do Amor vinte mudas, entre elas de Ipê Rosa e Amarelo e Cedro Rosa. Agradeço a atenção dos responsáveis do local, e também pela ajuda do meu pai Joaquim.
17/05/2012
Foi iniciado o trabalho na Escola Estadual Professora Palmira Morais. Comecei pela turma do 1º ano, onde assistimos o desenho/filme Um Plano para Salvar o Planeta (se quiser veja por aqui e aqui), conversamos sobre o filme e por fim, eles pintaram um desenho.

18/05/2012
Os trabalhos deste dia aconteceu com as turmas do 3º e o 5º ano. Depois de assistirem o mesmo desenho citado acima, os alunos do 3º ano fizeram uma atividade em folha e os alunos do 5º ano fizeram um brinquedo em material reciclável.

19/05/2012
Com a Tropa Sênior, plantamos mudas na Sede Escoteira, no bairro São Marcos.

21/05/2012
Foi feita a atividade com uma turma do 4º ano.


22/05/2012
Depois de assistirem Um Plano para Salvar o Planeta, os alunos do 2º ano fizeram uma atividade em folha.
 
 24/05/2012
Os alunos da outra turma de 4º ano fizeram uma oficina de reciclagem.

Alguma dúvida ou sugestão, entrar em contato em patriciaadriely@yahoo.com.br.

5 comentários:

  1. Parabens Patricia pelo projeto.
    SAPS
    Chefe Wesquisito

    ResponderExcluir
  2. Parabéns A vc Patricia...e tb ao 16 P Olimpio...referencia no distrito e RG

    ResponderExcluir
  3. Parabens, moça!
    Já fui escoteira no grupo 83ºGEOSC da cidade de Betim (onde moro atualmente), e já morei em Itabira. Vou à cidade com frequencia, pois tenho alguns parentes e amigos aí.
    Muito bacana sua atitude!
    Pena que não está recolhendo online...
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada Rah!
    Alguns escoteiros de outras cidades estão assinando e me mandando por fotos ou scanner, se você quiser fazer o mesmo... Beijos e Sempre Alerta!

    ResponderExcluir